Projeto Dançarinos Urbanos, um olhar fotográfico sobre a arte da Dança em Curitiba, por CWB Fotos.
O Projeto Dançarinos Urbanos, mostra a cidade através da fotografia da arte da dança em Curitiba. Este projeto se iniciou com a fotografia de Cesar Bond e da dança das bailarinas do Teatro Guaíra. Com o tempo o projeto cresceu, e já conta com a participação das principais escolas de dança de Curitiba e também dos melhores dançarinos da cidade.
O projeto surgiu com uma ideia simples, retirar os dançarinos dos palcos, e levamos a arte para as ruas. E dessa forma colocar os dançarinos em contato com o público. Promovendo uma verdadeira inclusão cultural. Pois permitiu que pessoas que nunca tiveram oportunidade de ir a um teatro, possam assistir uma apresentação de dança bem na sua frente. Levamos a dança a lugares onde a arte não alcançava antes.
Para melhor mostrar a cidade, este trabalho foi dividido em 5 partes: “Etnias e população”, “Turismo e Urbanismo”, “Economia e Transportes”, “Cultura e Educação”.
1. Etnias e População de Curitiba:
Para conhecermos a história de Curitiba, nada melhor do que estudarmos suas raízes. Dessa forma retratada através da dança dos grupos folclórico que representam as etnias que povoaram Curitiba. A cidade tem diferentes grupos folclóricos, já foram fotografados os grupos Ucranianos e Alemães. Em breve, os outros grupos folclóricos também serão fotografados como o dos italianos, poloneses, ucranianos, japoneses, espanhois… Para conhecer a história de cada um é só clicar no link:
2. Turismo e Urbanismo em Curitiba
Ao transformarmos as praças, parques e ruas em palcos a céu aberto, aproximamos a cultura e as pessoas. E dessa forma a cidade ganhou diferentes contornos, mostrados através das diversas modalidades da dança: como o ballet, jazz, tango, dança do ventre, hip hop, dança contemporânea, dentre outros.
O projeto também trabalha a inclusão social. Pois participam diferentes grupos sociais, de diferentes gêneros, cor e religião, mostrando que, independente das nossas origens e crenças, na dança somos todos iguais.
Abaixo temos os ensaios divididos por pontos turísticos da nossa cidade:
3. Cultura e Educação em Curitiba
A beleza do projeto está na união de duas artes. Enquanto a dança permite a expressão dos sentimentos através de um corpo em movimento, a fotografia registra esse momento perpetuando toda a emoção envolvida.
Esse projeto começou em 2014, com as bailarinas da Escola de Dança do Teatro Guaíra. E hoje ele conta com a participação das principais Escolas de Dança da cidade e dos melhores dançarinos de Curitiba, e não para de crescer.
4. Economia e Transportes em Curitiba.
Durante o projeto muitas coisas aconteceram, e uma das histórias emocionantes foi a da catadora de recicláveis, Patrícia. Ela se tornou conhecida como “a terceira bailarina” depois de ser fotografada no projeto. Antes as pessoas não notavam a sua presença, era o que chamam de uma pessoa “invisível”. Passava desapercebida por todos, tinha problemas de depressão e não gostava do trabalho que fazia. Depois da repercussão da foto, ela passou a ser conhecida como uma “bailarina”. E as pessoas passaram a respeitá-la, e até paravam para tirar fotos com ela, isso melhorou muito sua autoestima e ajudou a superar a depressão.
Essa é apenas uma das histórias que aconteceram, e espero que o futuro reserve histórias ainda mais lindas para serem contadas nesse belo projeto.
Projeto Dançarinos Urbanos (antigo Bailarinas Urbanas), por Cesar Bond e CWB Fotos e vídeos.
Se você também é dançarino e quer fazer parte do Projeto Dançarinos Urbanos, ou está procurando um fotógrafo de dança em Curitiba, entre em contato conosco através de e-mail, ou whatsapp (41 99622-3373) e peça seu orçamento.